sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Impureza - Pecado da contaminação.



Impureza!
As palavras não têm sentido nenhum se isoladamente colocadas. E nenhuma delas tem melhor sentido se não houver que as leia, as interprete, as entenda.

Impureza é sujeira, é escória, é o que atrapalha, é o que está destoando do conjunto. Um feijão no meio de muitos feijões não é impureza, mas um feijão no meio de um monte de arroz é sujeira, é impureza, porque não se cozinha feijão com arroz.

Assim, impureza no sentido bíblico, é relacionada ao mal-uso da sexualidade humana. E isto é uma coisa, infelizmente, comum e até normal nos dias atuais. Muitas vezes, inclusive, é incentivado nas propagandas contra as doenças sexualmente transmissíveis. "Faça o uso que quiser de seu corpo e sua sexualidade, mas não transmita e nem adquira doenças" é a tônica das campanhas. As novelas, os filmes, as leituras, as conversas das rodas de bar, são onde encontramos incentivos para tal prática que tem desastrosas consequências para o ser humano em família.

Os seres humanos (inclusive, talvez, eu e você) têm sido transformados em objetos, em coisas, em brinquedos sem alma, sem aspirações, sem desejos, com o único propósito de satisfazer os desejos e caprichos e também desejos e caprichos alheios. Homens com olhos cheios de impureza olham apenas seios, nádegas e coxas das mulheres que incentivam essa prática insinuando-se com roupas que mostram "porções generosas" de seus corpos. Se por um lado tem se tornado comum que homens vejam mulheres como brinquedos sexuais, de outro, mulheres tem se reduzido a tais objetos quando incentivam tais práticas.

Com a liberação sexual, a quebra de tabus, e a diminuição da repressão sexual, um fenômeno inverso tem ocorrido: homens que se sujeitam a se rebaixam também à condição de brinquedos sexuais das mulheres. Às vezes, por dinheiro, o que se classifica como prostituição.

Homens e mulheres são despidos, seviciados, abusados, usados, explorados com os olhos da imaginação. Quais as imagens que vem a tua mente quando estás deitado? 

Quais são os sonhos e os desejos secretos e inconfessáveis que te assaltam na tua solidão enquanto esperas o teu sono? No secreto de teu coração, no esconderijo de tua mente, o que vês? Para o que olhas? Quais os atos que aspiras praticar? São santos? São agradáveis a Deus? São louváveis? Podem ser conhecidos e confidenciados? 

É comum que se pense que se assim for é impossível ao ser humano manter-se puro. E realmente é, daí porque a bíblia diz que a salvação é impossível aos homens (Mateus 19.25-26).

Quando formos dominados, subjugados, transformados pelo Espírito de Deus (Romanos 12.1), poderemos ver as mulheres como elas são: mulheres. Mulheres com emoções, desejos, vontades, aspirações: alma, e não somente como bonecas, brinquedos, objetos, coisas. O mesmo também para as mulheres que se contaminam com a perniciosa mensagem das novelas e dos filmes mundanos. Se imaginando desfrutar de um homem a cada semana. Nossos olhos são a janela de nossa alma. Se nosso interior for limpo, tudo o mais será limpo. Mas se nosso interior for impuro, tudo nos será impuro. O mal-uso de nossa sexualidade só nos traz consequências destrutivas. Somente dor e tristeza  (Jó 20:12-14).







Jairzinho Viana
Apologista cristão, Ministro, Líder fundador da Igreja Pentecostal da Anunciação (IPA) na Cidade de Parauapebas e Presidente da Mesa Diretora.

Sem comentários:

Enviar um comentário